Agora que você já teve a oportunidade de aprender os fundamentos da técnica do kettlebell training, o que fazer com tanta informação nova?!?!
Treinar, treinar e treinar mais…
Uma das coisas que vai se evidenciar muito após aprendermos as bases biomecânicas dos movimentos, é como os treinos continuam sendo muito difíceis. E não temos como mudar isso, porém, há algumas maneiras de acelerarmos a adaptação do nosso corpo à tanta intensidade, e é treinando quase que diariamente.
Uma das lições mais valiosas que Pavel reforça no RKC (Russian Kettlebell Challenge) é a utilização indiscriminada dos movimentos básicos. O Swing e o Turkish get-up, por exemplo, podem ser a única coisa que o praticante precisa fazer durante muito tempo, e apenas com esses dois exercícios, todos os outros ficarão muito mais eficientes.
Por exemplo, um trabalho inicial que o praticante tem que realizar, antes de começar a pensar nos movimentos mais complexos, é utilizar apenas o swing e o get-up como componentes do seu treino. Primeiramente é necessário que os pontos básicos sejam entendidos claramente, e cada ponto desses exercícios já esteja dominado, principalmente em relação à segurança do praticante e as pessoas ao seu redor.
Depois, passaremos algumas semanas apenas praticando os dois exercícios individualmente, e também os alongamentos que praticamos, principalmente os alongamentos específicos que passamos nos cursos. Considere cada treino como um treino de técnica, e não de condicionamento físico, portanto, não buscaremos intensidade máxima nesse momento. Apenas a postura perfeita será aceita nesse período. E pratique por apenas 30 minutos por dia, pelo menos 3 x por semana. Nesse momento, você pode continuar a realizar o treino que estava realizando antes (musculação, modalidade esportiva, etc.).
O objetivo principal desse período é conseguir realizar tanto o swing quanto o TGU de maneira impecável, e para isso, use quantas semanas forem necessárias, e se tiver dúvidas, filme a sua execução e envie para mim que vou analisar a sua execução, e então partiremos para o Programa Mínimo Inicial de Preparação.
Sempre comece seus treinos com 10 minutos de aquecimentos dinâmicos, como o agachamento contra a parede, cachorro baixo/alto, e a liberação dos flexores do quadril. Pode utilizar também muitos outros exercícios de mobilidade que passamos sempre no meu perfil do Instagram e nos vídeos do Youtube!
Thiago Passos, MS, CSCS, RKC